2008/10/25

Falar de Amor...

Falar de Amor...

Falar de amor, já foi motivo de rios de tinta e montanhas de papel. Umas pessoas com mais dificuldade, outras com menos, falar de amor não é um tema difícil de se falar. Eu também não tenho dificuldade de dizer que gosto de alguém, quando o sinto, e penso mesmo que nós devemos repetir varias vezes ás pessoas que amamos, os sentimentos que temos. Para mim, falar de amor só tem significado acompanhado do verdadeiro sentimento. E sentir o amor por alguém na sua plenitude é difícil, o amor na verdade é muito difícil, porque envolve amar todas as faces dessa pessoa, em todo o tempo.
Amar os meus amigos, pode parecer fácil, mas eles são humanos e tem os seus erros, e os seus dias menos azuis, então nesses momentos amar é difícil. Amar a família, também

pode parecer fácil, mas esses nem sequer tive uma palavra a dizer, e foram-me logo impostos, alguns á nascença e outros uns tempos depois. Provavelmente se eu tivesse escolhido, escolheria os mesmos Pais e os mesmos irmãos que adoro, mas ama-los em todo o tempo, e em todos os aspectos é difícil.
Amar a Deus então é para mim dos sentimentos mais difíceis, amar a Deus envolve amar os nossos inimigos, e isso é dificílimo.
Amar o companheiro é difícil, deveria ser fácil, porque somos nós que nos escolhemos. Mas fazendo ele parte da minha alma, sendo a outra parte de mim, a mais terna, mas a mais dura também tentarei viver na aprendizagem diária de lidar com essa parte de mim. Amarei o seu lado terno, afectuoso, meigo, romântico, compreensivo, amigo, mas amarei também o lado desarrumado, o lado muito maldisposto pela manhã, o lado menos bom,…

E amar os meus filhos? É este o amor mais difícil, mas também o amor mais compensador, mais pleno, e é aquele que abarca todos os outros amores: Amar os amigos, eles são os meus melhores amigos; Amar a família, são os meus filhos, não há outro laço familiar mais forte; Amar a Deus, eles são uma dávida muito preciosa de Deus;




Por isto tudo amar é dificil...